Recent comments

http://www.bpc.ao/bpc/pt/

Breaking News

Mais de 15 mil milhões para projectos sociais

 Os nove municípios da província do Cuando Cubango foram contemplados com um valor global de mais de 15 mil milhões de kwanzas, para a implementação de diversos projectos socioeconómicos este ano, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Panorâmica da cidade de Menongue onde estão em execução vários projectos sociais


A informação foi avançada ontem, na cidade de Menongue, pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico, Sara Luísa Ma-teus, tendo acrescentado que o PIIM será dividido em duas fases: na primeira, cada município vai beneficiar de 336 milhões de kwanzas para a implementação de projectos nos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas e vias de acesso.
Sara Mateus explicou que na segunda fase os municípios no Cuando Cubango foram divididos em quatro classes, no que toca ao apoio para o saneamento básico, sendo o Menongue do tipo-A (vai receber 322 milhões e 560 mil kwanzas), Cuchi do tipo-B (vai beneficiar de 268 milhões e 800 mil kwanzas), Cuito Cuanavale do tipo-C (vai ser contemplado com 230 milhões e 400 mil kwanzas) e Cuangar, Calai, Dirico, Mavinga, Nancova e Rivungo do tipo-D (vão receber cada um 93 milhões e 495 mil kwanzas).
O Governo Provincial, ainda de acordo com a vice-governadora, elegeu ainda como prioridade, no quadro do Plano Integrado de Intervenções nos Municípios, a reabilitação do troço rodoviário Cuito C­u­a­n­a­v­a­le/Mavinga, num percurso de cerca de 200 quilómetros. Numa primeira fase, vão ser disponibilizados mais de quatro mil milhões de kwanzas para o início das obras.
A vice-governadora para o sector Político, Social e Económico considerou o valor bastante ínfimo para a reabilitação dos 200 quilómetros do troço Cuito Cuanavale/-Mavinga, “mas, por ser uma estrada prioritária, o governo da província achou por bem dar os primeiros passos para o arranque das obras nos próximos dias.” No sector da Educação, a província foi contemplada com mais de três mil milhões de kwanzas, sobretudo para a construção e apetrechamento de escolas.
A governante sublinhou que o PIIM vai trazer muitos benefícios directos e visíveis às populações do Cuando Cubango, com realce para a construção de escolas, no sentido de reduzir-se o número de crianças fora do sistema de ensino, bem como melhorar a assistência médica e medicamentosa, fornecimento de energia eléctrica, saneamento básico e vias de acesso.
Segundo Sara Luísa Mateus, o estado avançado de degradação das vias de acesso constitui o principal empecilho para o desenvolvimento socioeconómico do Cuando Cubango e melhoria das condições de vida das populações.
Pediu aos administradores municipais no sentido de gerirem com rigor os valores que serão disponibilizados no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, para que os mesmos possam cumprir os objectivos definidos pelo Executivo angolano, sob pena de serem responsabilizados criminalmente.

Sem comentários

DEIXA SEU COMENTÁRIO OU SUGESTÃO AQUI